top of page
Foto do escritorJacqueline Machado

COMO SÃO ESCOLHIDOS OS INDICADOS AO OSCAR?

Atualizado: 6 de mar. de 2020


Tá ok. Você pegou seu MOTO G 2, gravou algumas cenas, editou usando o Movie Maker e agora quer que ele concorra ao Oscar na categoria de Melhor Filme, qual é o próximo passo? Na verdade, após um filme ser rodado, editado, divulgado e lançado, o caminho para o tão sonhado Oscar ainda fica um pouco distante.


Mas não precisa chorar! Se você é como eu e sonha em poder levar algumas estatuetas pra casa, eu te conto o que você precisa fazer e como são escolhidos os Indicados ao Oscar.


Antes de começar, que tal um breve histórico só pra você ficar bem informado?

Em 1929 a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas foi criada por Louis B. Mayer (futuro dono da Metro-Goldwyn-Mayer ou MGM - aquela produtora do Leão) e a premiação contemplava filmes que haviam sido feitos em 1927 e 1928.


Ao ser questionado do motivo de criar um prêmio, Louis afirmou que "a melhor maneira de lidar com cineastas era entregando presentes à eles, assim eles trabalharão em tudo que você quiser". Outro dos objetivos de criar essa premiação, era unir os ramos do cinema, ou seja, atores, direção, produção, técnicos e roteiristas.


A primeira premiação do Oscar, aconteceu em 16 de maio de 2019 e levou apenas 15 minutos para acontecer. Naquela época, a entrada para o evento custava o equivalente a 5 dólares, e permitia que qualquer pessoa entrasse para assistir o que estava acontecendo.


Até 1940 os vencedores eram informados sobre suas vitórias ANTES da premiação, dessa forma eles poderiam preparar o discurso para a ocasião. Os jornais locais também eram informados com antecedência sobre os vencedores, porém, em 1940 o Los Angeles Times deixou vazar uma matéria com a lista dos vitoriosos da noite ANTES DA PREMIAÇÃO. Isso não foi visto com bons olhos, e por esse motivo, as premiações passaram a ser surpresa, tanto para a imprensa, quanto para os concorrentes.


Mas além de todo esse histórico, o Oscar também é composto por diversas regras internas. Essas regras permitem que “os melhores” estejam à frente das decisões, e somente os bons filmes sejam realmente cotados para as premiações.


Então se você quer aprender como inscrever o seu filme para concorrer no Oscar, anota as dicas abaixo:


1) Para concorrer ao Oscar, o seu filme precisa ter sido lançado entre 01 de janeiro e 31 de dezembro do ano anterior à premiação, ou seja, os filmes que estão concorrendo na categoria de Melhor Filme este ano, foram lançados no ano de 2019. Isso vale para qualquer categoria listada durante a premiação;


2) O filme precisa ter mais de 40 minutos, do contrário, ele será considerado somente na categoria de Melhor Curta Metragem;


3) O seu filme deve ser exibido em um cinema em Los Angeles por sete dias (mínimo) e com espectadores pagantes (vale mandar a mãe e a tia irem assistir só pra te dar uma moral, rs); e


4) É necessário que o filme esteja de acordo com algumas questões técnicas. As principais são os formatos de gravação do filme. Se você rodou o seu filme em película, então ele deve estar em 35 mm ou 70 mm (mm = milímetros). Para filmes gravados em formato digital, é necessário que eles sejam finalizados em 24 fps ou 48 fps (fps = frames por segundo).


Todos os critérios acima, se aplicam apenas na categoria de Melhor Filme. A categoria de Melhor Filme Estrangeiro possui categorias diferentes.


1) O filme precisa ter mais de 50% de fala em uma língua que não seja o inglês;


2) Não pode ter sido produzido por uma produtora norte-americana;


3) Não precisa ter sido exibido em Los Angeles, então o cinema do país de origem é o bastante;


4) Para concorrer nas categorias de Melhor Ator/Atriz, o filme deve ter sido passado em Los Angeles;


5) O prazo final para lançamento de filmes que queiram concorrer na próxima edição do Oscar, é de 31 de outubro do ano anterior, diferente da categoria de Melhor Filme onde os filmes podem ser lançados até o final do ano; e


6) Esses filmes são avaliados por uma comissão especial, ou seja, ela não é decidida pelos membros honorários da Academia.


QUESTÃO IMPORTANTE:


Se a Netflix é uma rede de streaming, como seus filmes acabam sendo indicados ao Oscar? Simples. Todos os anos, desde 2018/2019, a Netflix seleciona filmes de seu catálogo, e manda para o cinema. Assim temos os mesmos filmes rodando na plataforma online e nos cinemas de Los Angeles.


E agora, o que é necessário para me inscrever e ser notado pelos chefões do cinema?


1) Primeiro você precisa preencher um formulário no site da Academia. Esse formulário pode ser preenchido pelo Diretor, Produtor ou outro responsável pelo filme. Após o preenchimento desse formulário, você será avaliado e se aprovado, poderá dar início ao processo de inscrição;


2) A sua inscrição foi aprovada! Parabéns! Agora se prepara que o bicho vai pegar! Depois dessa primeira aprovação, você precisa preencher um formulário gigantesco com todas as informações do seu filme. É nesse momento que você precisa informar em quais categorias você gostaria que o seu filme concorresse. Lembrando que quanto mais categorias diferentes você inscrever o seu filme, maiores são as chances de você levar uma estatueta pra casa.


Certo. Você já preencheu o formulário com todas as informações disponíveis à respeito do seu filme. Além de você, outras muitas pessoas, produtoras, diretores fizeram o mesmo. Como saber quem são os melhores entre tantos filmes, e como escolher O MELHOR entre todos?


Podia ser uma pergunta fácil de responder, mas não é! Com a lista de todos os INSCRITOS em mãos, começa então o processo de escolha dos INDICADOS. A lista com todos os possíveis filmes é enviada aos membros da Academia. Esses membros são responsáveis por escolher entre CINCO filmes (e pessoas) da imensa lista que é enviada. Mas além disso, cada pessoa só pode votar no seu campo de atuação + Melhor Filme.


Como assim? Por exemplo, se eu sou Diretora então eu só posso votar na categoria de Melhor Direção e Melhor Filme. Se eu trabalho com Mixagem de Som, então eu só posso votar nessa categoria específica e na categoria de Melhor Filme.


Agora vamos fazer uma pausa.


Você sabe quem são os membros da Academia e como eles foram parar lá? Pois então, ninguém sabe! Existem grandes especulações sobre quem são os membros que compõe a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, porém ninguém sabe ao certo quem são essas pessoas. As informações que temos, é que a Academia é composta por mais ou menos 8 mil membros, entre homens e mulheres. Outra informação importante, descoberta pelo Los Angeles Times, é que os membros da Academia são compostos por uma maioria de homens brancos. Esse pode ser um dos motivos da falta de diversidade de filmes nas indicações, o que gera aquela sensação de “esse é o típico filme do Oscar”.


Esse quadro tem sido alterado ao longo dos anos, uma vez que algumas regras foram colocadas para que o número de mulheres e negros cresça cada vez mais entre os votantes.


Tá bom, mas onde é que eu me inscrevo para fazer parte dessa Academia Secreta do Oscar? Só existem três maneiras de entrar para o seleto grupo que toma das decisões dos Melhores do Ano, e nenhuma delas é tão simples assim.


A primeira forma é ser indicado por alguém que já faça parte desse grupo. Uma vez que você for indicado, o seu “cadastro” vai passar por um período de avaliação, e se aprovado você tá dentro! A outra forma é até mais simples: você precisa ser indicado ao Oscar! Uma vez indicado, você já está praticamente dentro. Também é necessário submeter uma inscrição, mas ao ser aprovada, você pode começar a votar nos seus filmes favoritos. Por último, mas não menos importante, você só precisa vencer o Oscar! Nesse caso você nem precisa se esforçar, uma vez que a Academia vai fazer questão da sua presença com eles.


Simples não?


Agora vamos ao que interessa: como os filmes são escolhidos para compor o grupo dos INDICADOS AO OSCAR?


Agora que todos os membros da Academia escolheram os seus cinco melhores em cada categoria, essa pré-lista precisa passar por alguns cálculos. A empresa responsável por esses cálculos é a PricewaterhouseCoopers, mais conhecida como PwC. Essa é a empresa responsável pelos envelopes que são entregues durante o Oscar, ou seja, é a empresa que levou a culpa pelo erro de Moonlight em 2016.


Após os cálculos serem feitos, a lista final de indicados do ano é enviada novamente aos membros votantes, e então, cada pessoa só pode escolher um por categoria. A soma dos mais votados leva a estatueta durante a premiação.


E se os filmes empatam? É feita uma nova rodada de cálculos? NÃO! Em caso de empate, ambos os filmes levam o prêmio pra casa. Legal, né?


Eu fiz um vídeo sobre isso no meu canal no youtube. Se inscreve lá e deixa o seu like.


Até semana que vem!

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page